sexta-feira, 29 de abril de 2011

A ARTE DOS FANTOCHES

Fantoches e teatro são formas eficazes para ministrar às crianças. A combinação desse dois métodos permite fazer coisas que o fantoche "sozinho" não conseguiria fazer.

Há várias maneiras nas quais você pode combinar um personagem humano (ator) e bonecos.
Use um fantoche e um "professor" - o professor e fantoche tem um bate-papo, em seguida, o professor fala para as crianças.
Use o boneco como um narrador - Neste método, os atores agem e história como o boneco diz.
Use os fantoches como "atores" - Este é realmente o caminho oposto em que os bonecos representam e o ator narra ao vivo.
Marionetes interagindo com o ator - Este método é a ação do ator manipulado marionetes. Não pode ser qualquer boneco ou atore. Neste método, o segredo está em tornar a marionete real e necessita muito treino. O resultado é espetacular.
Palhaços e bonecos - Isso fala por si.
Blacklight - É a combinação de bonecos e atores com um fundo negro onde o objetivo é a manipulação dos bonecos com a presença fisica do ator mas que passa despercebido pelo público. Técnica que requer muito treinamento.
Não se esqueça que ao utilizar este método a marionete/fantoche deve parecer real. Utiliza bons bonecos e treine muito antes da apresentação.
Se você tem dificuldade em fazer fantoches pode comprá-los ou fazer um curso de confecção e manipulação.
Abaixo posto um vídeo de um ventrículo bastante famoso para você ter uma idéia de como pode incrementar seu trabalho com crianças.

CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMO INCENTIVAR SUAS CRIANÇAS

Ao ler um artigo sobre Teatro Cristão (leia AQUI o artigo a que me refiro) fiquei com uma dúvida cruel:
A igreja precisa descobrir e profissionalizar talentos ou simplesmente abrir oportunidades para que eles, com o passar do tempo,  se encontrem na sua qualidade/talento e assim desenvolvam um trabalho para Cristo?
Como sabemos ao trabalharmos em nossas igrejas fazemos isso com o grande objetivo de pregar o evangelho de Cristo a toda a criatura. Fazemos isso usando ferramentas que estão a nossa disposição e, na maioria das vezes de forma amadora no conceito mas profissional no objetivo. Cremos que o Espírito Santo nos direciona para o trabalho que deva ser feito e Ele atua na forma mais singela ou se necessário na forma maisn"profissional" possível.
Durante muitos anos desenvolvendo trabalho com crianças e jovens percebi que entre eles alguns tinham talento nato e precisavam apenas da orientação de uma pessoa mais experiente para que pudessem colocar todo esse talento a serviço do Rei. É bem verdade também que encontrei muitas pessoas que não demonstravam nenhum talento aparente mas tinham uma garra muito grande em se empenhar e mesmo que amadoramente dedicavam-se a fazer o melhor para Deus.
Muitos desses acabaram indo, muitas vezes para um caminho totalmente diverso do que aquele que inicialmente parecia ser seu "talento" e se encontrando em outro trabalho dentro da igreja de Cristo.
Muitas vezes nós, lideres,  na ânsia de fazer o melhor para Cristo não permitimos que muitos tenham a experiência de fazer algo na casa do Senhor.
Como educadores Cristãos que somos devemos dar oportunidade a todas as nossas crianças. Deixe-as se desenvolverem. Resista a apenas deixar aquela que canta mais afinado fazer o solo do hino no domingo a noite. Arrisque-se a colocar aquela que apesar de desafinada demonstra desejo de pelo menos uma vez cantar na igreja. Ensine as demais a respeitarem "a falta de talento dos outros".
Não selecione as crianças por proximidade com você ou por ser mais popular.
Sua função como educador é também descobrir talentos na Casa de Deus mas antes de tudo, abrir oportunidades para que elas descubram através da ação do Espírito Santo o trabalho que devem desenvolver para a causa do Senhor.

Deus te Abençoe!