quinta-feira, 3 de novembro de 2011

AUXILIANDO ADOLESCENTES A NÃO ESTRAGAREM SEU FUTURO PROFISSIONAL AO USAREM REDES SOCIAIS




Hoje foi divulgada uma matéria  que dois adolescentes ingleses foram presos ao se referir ao jogador Sammy Ameoby  do Newcastle de forma racista através do twitter (LEIA AQUI A MATÉRIA)
O jogador postou  uma foto na página na rede social, com um par de chuteiras pretas nas mãos e a legenda "sempre haverá um lugar em meu coração para as totalmente pretas", e recebeu o seguinte cometário dos adolescentes:  "sua mão é quase da mesma cor, negro".
Após o ocorrido, os seguidores do atleta foram identificados e detidos pela polícia da Northumbria, que através de um porta voz esclareceu o ocorrido, dizendo que os dois jovens de 17 anos foram presos por suspeita de comunicação má intencionada.
No Brasil, guardada as devidas proporções,  muitos tem se manifestado através das redes sociais de forma bastante preconceituosa sobre a doença do ex-presidente Lula dizendo que ele deveria se tratar na rede do SUS para ver o que é bom, etc.
Não cabe aqui comentário sobre isto ou se no Brasil deveríamos ter leis mais duras para crimes através da rede (deveria!) mas sim como determinados atos através da internet podem prejudicar a vida profissional de nossos adolescentes, jovens e adultos e como você, educador cristão,  pode e deve orientá-los sobre isto.
Semana passada dois empregados da Apple foram demitidos por justa causa pois fizeram criticas aos produtos da Apple em uma rede social, de forma privada e em horário fora do expediente de trabalho, demonstrando assim que nossas vidas estão "big brotherardas" e temos que estar sempre atentos.
Milhões de jovens podem prejudicar suas carreiras futuras com os detalhes sobre eles próprios, postados em websites de redes sociais como Facebook, MySpace, Orkut, etc.
Além de muitas vezes serem prejudiciais à nossa espiritualidade (vou tratar disso em outro post) podem prejudicar a carreira de nossos adolescentes.
Então aqui vão algumas informações interessantes:
O Gabinete Internacional da Informação afirma que mais da metade dos entrevistados expôs a maioria de suas informações privadas ao público.
Na pesquisa, 71% de um universo de 2.000 jovens entre 14-21 anos de idade disseram que não gostaria que as faculdades ou os empregadores fizessem uma pesquisa na Internet sobre eles antes que eles retirassem alguns dados postados pois isso poderia compromete-los. 
Expressões como "vagabundando", "trabalhar para que", "estudar é para otário" e outras do gênero comprometem estes jovens em uma rápida pesquisa que qualquer empregador fizer pelas redes sociais, ou seja, o que é postado, independentemente de ter sido a intenção ou não pode comprometer seriamente os jovens.
Além disso a pesquisa informa que 60% postou data de nascimento e dados pessoais como números de documentos ou mesmo endereço comprometendo a sua própria segurança e de seus familiares.
Além disso a grande maioria afirmou que aceitam novos amigos mesmo sem saber quem são, o que, em uma rede social, pode levá-los a ter contatos com pessoas que fazem ou mantenham ações ilegais na rede
O custo para o futuro de uma pessoa pode ser muito alto se algo indesejado for encontrado pelo número crescente de instituições de ensino e  empregadores que utilizam a Internet como uma ferramenta para avaliar potenciais alunos ou funcionários..
Oriente seus alunos!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reforma Protestante

Hoje se comemora o 495º ano da Reforma Protestante.
Um dos pontos de destaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções feitas por vários reformadores a partir do latim para as línguas nacionais. Tal liberdade fez com que fossem criados diversos grupos independentes, conhecidos como denominações. Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante, surgiram diversos grupos, destacando o Luteranismo e as Igrejas Reformadas ou calvinistas (Presbiterianismo e Congregacionalismo). Nos séculos seguintes, surgiram outras denominações reformadas, com destaque para os Batistas e os Metodistas.
A Reforma Protestante foi um movimento iniciado por Martinho Lutero no início do século XVI, quando, através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.
Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.
O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.
Em efeitos práticos nos dias de hoje podemos destacar diversos pontos resultantes da Reforma Protestante:

a) Liberdade religiosa;
b) Liberdade de pensamento e crença;
c) A morte da hierarquia sufocante;
d) Livre exame das Escrituras;
e) Mediação somente em Cristo;
f) Centralidade na pessoa e obra de Cristo;
g) Salvação pelos méritos de Cristo e não por nossos méritos;
h) Pregação cujo foco é o Evangelho da Cruz e não o pragmatismo da autoajuda;
i) Sem santos e estrelas e nem megalomanias de homens;
j) O centro da revelação é a Bíblia Sagrada;
l) Separação Igreja e Estado;
m) O sacerdócio universal de todos os crentes...

E você, conhece alguma das 95 teses de Lutero?
Clique AQUI e descubra quias são elas.
Abraços

Alexandre