segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reforma Protestante

Hoje se comemora o 495º ano da Reforma Protestante.
Um dos pontos de destaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções feitas por vários reformadores a partir do latim para as línguas nacionais. Tal liberdade fez com que fossem criados diversos grupos independentes, conhecidos como denominações. Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante, surgiram diversos grupos, destacando o Luteranismo e as Igrejas Reformadas ou calvinistas (Presbiterianismo e Congregacionalismo). Nos séculos seguintes, surgiram outras denominações reformadas, com destaque para os Batistas e os Metodistas.
A Reforma Protestante foi um movimento iniciado por Martinho Lutero no início do século XVI, quando, através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.
Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.
O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.
Em efeitos práticos nos dias de hoje podemos destacar diversos pontos resultantes da Reforma Protestante:

a) Liberdade religiosa;
b) Liberdade de pensamento e crença;
c) A morte da hierarquia sufocante;
d) Livre exame das Escrituras;
e) Mediação somente em Cristo;
f) Centralidade na pessoa e obra de Cristo;
g) Salvação pelos méritos de Cristo e não por nossos méritos;
h) Pregação cujo foco é o Evangelho da Cruz e não o pragmatismo da autoajuda;
i) Sem santos e estrelas e nem megalomanias de homens;
j) O centro da revelação é a Bíblia Sagrada;
l) Separação Igreja e Estado;
m) O sacerdócio universal de todos os crentes...

E você, conhece alguma das 95 teses de Lutero?
Clique AQUI e descubra quias são elas.
Abraços

Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário