sábado, 4 de fevereiro de 2012

COMO DEUS AGE EM FAVOR DOS SEUS?


Este post é um esboço da lição nr. 6 da revista de jovens da editora Betel que ministrarei no dia 05/02. Aproveito para listar alguns pontos que acredito são importantes para a reflexão de educadores Cristãos sobre sua relação e dependência de Deus. Neste trimestre ela fala sobre a vida de Jacó e nesta lição relata como ele foi orientado por Deus a retornar para a sua terra de origem (Betel).

1. Em Gn 30: 25~27 vemos que após Jacó ter tido diversos filhos sente o desejo de retornar a sua terra. Neste momento Jacó ainda não havia tinha seu carater totalmente modificado e não havia adquirido riquezas suficientes e por isso ainda não era o tempo de Deus para a realização do seu plano. Labão, seu tio ao perceber que teria muito a perder oferece um novo pacto (já havia feitos outros - leia AQUI O POST ANTERIOR SOBRE ESTE ASSUNTO). Apesar do acordo (v32) Labão mais uma vez engana Jacó ao distribuir previamente as ovelhas e cabras entre seus filhos. O acordo era sobre as ovelhas/cabras de Labão e não sobre a dos filhos.
Mesmo assim Deus abençoa grandemente Jacó causando ira e inveja dos filhos e posteriormente do próprio Labão (Gn 31:1~2).

Como nossos familiares podem contribuir com nossa vida material e/ou espiritual? Até onde devemos compartilhar com eles nossos desejos? 


2. Deus então manda Jacó retornar à terra de seus pais (Jacó responde positivamente á ordenança de Deus - mudança de caráter - Gn. 31:2). Suas esposas concordam pois estavam ressentidas com seu pai porque não havia lhes dado a herança devida (Gn. 31:14~15).
Antes de sair Raquel rouba os ídolos de seu pai. Naquela época os ídolos eram usados como amuleto e para práticas de adivinhação. Adicionalmente o filho que possuía os ídolos dos pais tinham direito a porção dobrada da herança.

Como saber quando Deus fala conosco? (Gn 31:3)


Sem saber que Raquel havia roubado os ídolos Jacó opta por fugir e após três dias labão vai atrás dele pois entendia que todos os bens eram dele.
Deus aparece a Labão em sonho ordenando que não fizesse nada contra Jacó.
Labão ao se encontrar com Jacó fala sobre a visita de Deus (Gn.31:29) e pergunta sobre os ídolos.
Jacó deixa Labão revistar sua casa. É interessante notar como Deus expõe ídolos ao ridículo  ao citar que os ídolos estavam sob raquel menstruada (ver Lv. 15:1~24).

Como Deus age em favor dos seus? Como obter a proteção de Deus?  (Sl 17:8 e Gn. 32: 9~12)


Jacó e Labão fazem um pacto e levantam um altar (monte de pedras). Depois deste pacto jacó reúne sua família e oferece a Deus um animal em sacrifício e um banquete.
Após isto Labão abençoa Jacó e se despede de suas filhas iniciando se assim, agora com Jacó com mais dependente de Deus, o caminho de volta a sua terra onde se reiniciaria o plano de Deus para o futuro "Israel".

2 comentários:

  1. Não vejo a hora dessa aula.....huuuuuruuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre kd o esboço da lição de domingo (19/02/12)
    Não esqueça q eu não tenho lição.

    ResponderExcluir