sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CARTA PARA UM LÍDER DESMOTIVADO


Olá Carlos,

Muito bom receber sua carta na semana passada, afinal não nos vemos há vários anos.
Se não me falha a memória foi quando terminamos um curso de líderes para crianças e adolescentes e lembro-me que estava muito empolgado com o que havia aprendido mas acima de tudo porque teria a oportunidade de ir a um outro estado trabalhar com crianças em uma igreja muito próspera. Você havia recebido um convite pessoal do Pastor daquela igreja e claro, diversas promessas de apoio e incentivo que foram esquecidas, segundo sua carta, quando o número de crianças foi crescendo e ocupando espaço da igreja. Onde deveria estar sentado um membro dizimista estava sentado uma criança ofertante de R$0,10 (afinal como a igreja continuaria "próspera")......
Mais uma vez, se não me falhe a memória (os anos passam...) você  disse: "quando eu for ministro da infância e juventude eu vou consertar tudo que está errado neste país!" As crianças terão o futuro que merecem.....e você partiu de mala e cuia todo sorridente.
Bem, acabei de ler sua carta e pelo visto você não se tornou ministro da juventude (acho que este cargo nem existe ainda) e o pior abandonou seu ministério com crianças. E você me pede conselhos para tentar recuperar aquele vigor de anos atrás.....
Vou tentar te ajudar mas saiba que isto vai depender mais de você do que palavras de incentivo que eu escreva.
A primeira coisa é que você lá atrás escolheu o mais árduo e difícil  mas ao mesmo tempo prazeroso e recompensador ministério que existe: trabalhar com crianças. 
Antes que você desista de vez deixe-me explicar o "árduo e difícil ministério".

  1. As igrejas não priorizam as crianças: você  já reparou que no domingo a noite os obreiros (será não são todos os irmãos incluindo o Pastor?) não vêm a hora de as crianças irem para a salinha onde em muitos casos encontrarão um professor desmotivado ou despreparado? Fui em uma igreja onde quem cuidava das crianças era um diácono bigodudo com cara de Stalin. Ficava na porta para não deixarem as crianças saírem e ao menor sinal de bagunça mandava-as calarem a boca. Deu-lhes um desenho com um versículo para pintarem com lápis de cor sem ponta e claro, não havia apontador na "lata" de lápis. Digo isto não porque ache que não é fundamental as crianças terem um espaço dedicado a elas para renderem seu culto ao Senhor e terem a oportunidade de aprenderem a Palavra num nível que possam compreender e assimilar ou que tenha algo contra diácono com bigode e cara de Stálin mas digo pelo conceito básico do pensamento: não querem que elas vão para a salinha porque devem aprender da forma adaptada a idade delas a palavra mas sim porque estão atrapalhando o culto dos adultos. Nas igrejas onde o espaço é reduzido as crianças são as primeiras a serem retiradas do banco e se não há um ambiente adequado para elas irem ficam pelos corredores da igreja. Não entendem estes irmão que as crianças devem ser priorizadas. Nossas igrejas são formadas por pessoas que tiveram contato com a Palavra de Deus quando eram ainda crianças. As pesquisas dizem  que 85% dos atuais cristãos creram entre os 4 e 14 anos de idade. Não acredita? Faça uma pesquisa em sua igreja e comprove. Se quiser saber mais escrevi algo sobre isso. Clique AQUI e saiba mais.
  2. O ensino cristão para crianças não tem um retorno imediato: aqui há um outro motivo que muitas vezes desestimulam nossos lideres de crianças, eles não vêm evolução aparente nas crianças e creditam este fracasso a sua falta de talento ou incapacidade. Esquecem-se que a semente foi plantada e o crescimento quem dará é Deus. Quando ensinamos crianças o crescimento não é visível (exceto em alguns casos) já que estamos trabalhando com conceitos que para eles ainda são incompreensíveis. Mas tenha absoluta certeza que em determinada fase da vida eles usarão o que você com tanto carinho ensinou e a vida Cristã deles será próspera pois você, apesar da não ver o resultado imediato (talvez nunca veja) está consciente de que a semente foi plantada e irá germinar. Há alguns meses atrás encontrei um pastor que me chamou de Tio Alexandre!?! Não me lembrei dele mas ele me disse: eu aceitei Jesus em um encontro de crianças onde você contou a história. Aquilo foi melhor que Red Bull para meu ministério. É bem verdade que depois disso terei que mudar meu título de Tio para Vovô. Quem sabe quantos irmãos, irmãs, líderes, pastores existem por ai que foram evangelizados por você? Pense nisso;
  3. A maioria dos nossos líderes de crianças não tem preparo adequado: não fique triste comigo mas esta é a mais pura verdade. Muitos lideres infantis se desmotivam e por conseqüência os lideres destes líderes porque não tiveram o preparo adequado. Cairam de para-quedas em um grupo de crianças porque eram simpáticos, engraçados, sabiam pintar ou fazer alguma arte e algum iluminado achou que era a pessoa adequada para aquela função (não se esqueça de que temos pouquíssimos líderes de crianças em nossas igrejas e pegam a laço o primeiro que demonstra o mínimo talento). Não que este seja o seu caso Carlos, mas infelizmente é o que acontece em nossas igrejas. Então como resolver isto? O que diferencia o ordinário do extraordinário e este pequeno sufixo "extra". Então se prepare, pesquise, faça cursos, se dedique mas acima de ore, ore, ore, ore, ore........e atinja este "extra", Um bom líder tem a convicção de que se pode alcançar algo e com isso inspira os outros a conseguirem. No nosso caso o Céu através de Jesus Cristo;
Listei só três coisas mas poderia escrever páginas e páginas. Mas não posso deixar de mencionar: crianças precisam de investimento ($$$$$) e as igrejas não o fazem. O professor tem que fazer  isto com recursos próprios o que com o passar do tempo o desestimula (ou então implora que alguém o ajude...). 

Sei que agora você quer saber porque este ministério é prazeroso e recompesador. Deixe me dizer...
Mas antes vou postar esta carta e comprar mais papel para escrever o restante pois o que tenho é pouco. Em alguns dias você vai entender porque preciso de mais papel.....

Seu amigo em Cristo 

Alexandre.

(esta carta é uma ficção escrita por mim mas...... bem que parece ser verdade - continua em alguns dias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário