segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMO INCENTIVAR SUAS CRIANÇAS

Ao ler um artigo sobre Teatro Cristão (leia AQUI o artigo a que me refiro) fiquei com uma dúvida cruel:
A igreja precisa descobrir e profissionalizar talentos ou simplesmente abrir oportunidades para que eles, com o passar do tempo,  se encontrem na sua qualidade/talento e assim desenvolvam um trabalho para Cristo?
Como sabemos ao trabalharmos em nossas igrejas fazemos isso com o grande objetivo de pregar o evangelho de Cristo a toda a criatura. Fazemos isso usando ferramentas que estão a nossa disposição e, na maioria das vezes de forma amadora no conceito mas profissional no objetivo. Cremos que o Espírito Santo nos direciona para o trabalho que deva ser feito e Ele atua na forma mais singela ou se necessário na forma maisn"profissional" possível.
Durante muitos anos desenvolvendo trabalho com crianças e jovens percebi que entre eles alguns tinham talento nato e precisavam apenas da orientação de uma pessoa mais experiente para que pudessem colocar todo esse talento a serviço do Rei. É bem verdade também que encontrei muitas pessoas que não demonstravam nenhum talento aparente mas tinham uma garra muito grande em se empenhar e mesmo que amadoramente dedicavam-se a fazer o melhor para Deus.
Muitos desses acabaram indo, muitas vezes para um caminho totalmente diverso do que aquele que inicialmente parecia ser seu "talento" e se encontrando em outro trabalho dentro da igreja de Cristo.
Muitas vezes nós, lideres,  na ânsia de fazer o melhor para Cristo não permitimos que muitos tenham a experiência de fazer algo na casa do Senhor.
Como educadores Cristãos que somos devemos dar oportunidade a todas as nossas crianças. Deixe-as se desenvolverem. Resista a apenas deixar aquela que canta mais afinado fazer o solo do hino no domingo a noite. Arrisque-se a colocar aquela que apesar de desafinada demonstra desejo de pelo menos uma vez cantar na igreja. Ensine as demais a respeitarem "a falta de talento dos outros".
Não selecione as crianças por proximidade com você ou por ser mais popular.
Sua função como educador é também descobrir talentos na Casa de Deus mas antes de tudo, abrir oportunidades para que elas descubram através da ação do Espírito Santo o trabalho que devem desenvolver para a causa do Senhor.

Deus te Abençoe!

Um comentário:

  1. Olá Alexandre, muito boa a sua reflexão sobre a participação das crianças na igreja em algum tipo de arte.

    Concordo com o que você diz sobre o modo amador de fazer as coisas com objetivo profissional, mas, participei esta semana de um congresso sobre música em que aprendi o seguinte:

    Não poucas vezes nós somos viciados em mediocridade.

    Mesmo com toda dedicação não há beleza no que fazemos, não há inovação e por muitas vezes somos piegas em mensagens. Acredito que a idéia do artigo seja: Até quando a arte dentro da igreja vai ser relevante apenas pra quem participa dela?

    Acho muito bom que as pessoas aprendam os valores cristãos desenvolvendo trabalhos que mesmo sem muitos recursos conseguem levar uma boa mensagem. Mas quem é o poeta, músico, ator cristão que consegue chamar a atenção dos não cristãos pela arte e pela mensagem?


    Obrigado pelo espaço!!
    Abraço! Fica na paz...

    ResponderExcluir