segunda-feira, 27 de junho de 2011

UMA VISÃO REALISTA SOBRE AS CRIANÇAS EM NOSSAS IGREJAS

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Vamos ao artigo:

Lembro -me que há alguns anos conheci um colega em um curso de líderes de crianças e adolecentes. Ele estava muito empolgado com o que havia aprendido e pronto para colocar em prática.
Lembro-me que ele foi para uma igreja onde as palavras de incentivo do Pastor só o encorajava a desenvolver um trabalho cada vez melhor. Mas a medida que o número de crianças que vinham para a igreja aumentava as palavras de incentivo diminuíam pois elas passaram a ser um "problema" já que a igreja era pequena, não tinha recursos e blá, blá, blá.
Finalmente este meu amigo foi desanimando até que finalmente abandonou seu ministério.

Para que isto não aconteça com você a primeira coisa que precisa estar claro é que este ministério é um dos mais árduos e não tem destaque na igreja (eu disse igreja, não para Deus).

As igrejas não priorizam as crianças: você já reparou que no domingo a noite os obreiros (será não são todos os irmãos incluindo o Pastor?) não vêm a hora de as crianças irem para a salinha onde, em muitos casos, encontrarão um professor desmotivado ou despreparado? Fui em uma igreja onde quem cuidava das crianças era um diácono bigodudo com cara de Stalin. Ficava na porta para não deixar as crianças saírem e ao menor sinal de bagunça mandava-as calarem a boca. Deu-lhes um desenho com um versículo para pintarem com lápis de cor sem ponta e, claro, não havia apontador na "lata" de lápis. Digo isto não porque ache que não é fundamental as crianças terem um espaço dedicado a elas para renderem seu culto ao Senhor e terem a oportunidade de aprenderem a Palavra num nível que possam compreender e assimilar ou que tenha algo contra diácono com bigode e cara de Stálin mas digo pelo conceito básico do pensamento: não querem que elas vão para a salinha porque devem aprender da forma adaptada à idade, mas sim porque estão atrapalhando o culto dos adultos. Nas igrejas onde o espaço é reduzido as crianças são as primeiras a serem retiradas do banco e, se não há um ambiente adequado para elas ficarem são "colocadas" nos corredores da igreja. Não entendem estes irmãos que as crianças devem ser priorizadas. Nossas igrejas são formadas por pessoas que tiveram contato com a Palavra de Deus quando eram ainda crianças. As pesquisas dizem que 85% dos atuais cristãos creram entre os 4 e 14 anos de idade. Não acredita? Faça uma pesquisa em sua igreja e comprove. Se quiser saber mais escrevi algo sobre isso. Clique AQUI e saiba mais.
O ensino cristão para crianças não tem um retorno imediato: aqui há um outro motivo que muitas vezes desestimulam nossos lideres de crianças, eles não vêm evolução aparente nas crianças e creditam este fracasso a sua falta de talento ou incapacidade. Esquecem-se que a semente foi plantada e o crescimento quem dará é Deus. Quando ensinamos crianças o crescimento não é visível (exceto em alguns casos) já que estamos trabalhando com conceitos que para eles ainda são incompreensíveis. Mas tenha absoluta certeza que em determinada fase da vida elas usarão o que você com tanto carinho ensinou e a vida Cristã deles será próspera pois você, apesar da não ver o resultado imediato (talvez nunca veja) está consciente de que a semente foi plantada e irá germinar. Há alguns meses atrás encontrei um pastor que me chamou de Tio Alexandre!?! Não me lembrei dele mas ele me disse: eu aceitei Jesus em um encontro de crianças onde você contou a história. Aquilo foi melhor que Red Bull para meu ministério. É bem verdade que depois disso terei que mudar meu título de Tio para Vovô. Quem sabe quantos irmãos, irmãs, líderes, pastores existem por ai que foram evangelizados por você? Pense nisso;
A maioria dos nossos líderes de crianças não tem preparo adequado: não fique triste comigo mas esta é a mais pura verdade. Muitos lideres infantis se desmotivam e por conseqüência os lideres destes líderes porque não tiveram o preparo adequado. Cairam de para-quedas em um grupo de crianças porque eram simpáticos, engraçados, sabiam pintar ou fazer alguma arte e algum iluminado achou que era a pessoa adequada para aquela função (não se esqueça de que temos pouquíssimos líderes de crianças em nossas igrejas e pegam a laço o primeiro que demonstra o mínimo talento). Então como resolver isto? O que diferencia o ordinário do extraordinário e este pequeno sufixo "extra". Então prepare-se, pesquise, faça cursos, se dedique, mas acima de tudo ore, ore, ore, ore, ore........e atinja este "extra", Um bom líder tem a convicção de que se pode alcançar algo e com isso inspira os outros a conseguirem. No nosso caso o Céu através de Jesus Cristo;
Listei só três coisas mas poderia escrever páginas e páginas. Mas não posso deixar de mencionar: crianças precisam de investimento ($$$$$) e as igrejas não o fazem. O professor tem que fazer isto com recursos próprios o que, com o passar do tempo o desestimula (ou então implora que alguém o ajude...).

Alexandre.

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